[Fechar]
ERNESTO L. MATIAS, LDA. – FABRICANTE DAS FERRAMENTAS VERDUGO®
história
ERNESTO L. MATIAS, LDA. – FABRICANTE DAS FERRAMENTAS VERDUGO®
história
As Ferramentas Verdugo tiveram a sua origem em 1928, quando o seu fundador, Ernesto Lourenço Matias (1907-1998), decidiu instalar em Mangualde uma pequena oficina de ferreiro, como se designava na altura. Tinha pouco mais do que uma safra, um fole e um martelo.

Ernesto Matias era oriundo da região da Guarda, e lá tinha aprendido a arte de forjar o ferro. Optou por vir para Mangualde essencialmente por dois fatores: por um lado, as feiras regulares que existiam nessa altura quer em Mangualde, quer em povoações próximas - nestas feiras, que na altura tinham alguma relevância, escoava muita da mercadoria que produzia. Por outro lado, a existência da estação de caminhos-de-ferro em Mangualde facilitava a chegada das matérias-primas e o despacho dos produtos fabricados, para destinos mais afastados. Desde cedo, os seus artigos começaram a destacar-se pela elevada qualidade, muito por responsabilidade do espírito combativo e perseverança de Ernesto Matias, que sempre procurou novos métodos de fabrico para oferecer aos seus clientes as melhores ferramentas do mercado.

Autodidata, empreendedor e com uma visão à frente do seu tempo, viajou muito pelo país, de maneira a conhecer as variadas ferramentas que cada região preferia. Teve um papel muito ativo e preponderante na chegada da energia elétrica à zona envolvente da fábrica que criou, pois esse era um fator fundamental para poder desenvolver a empresa, instalando maquinaria movida a eletricidade.

Em 1950, passou a contar com a ajuda do seu filho, João Matias, que mais tarde viria a assumir, em conjunto com o pai, a gestão da empresa. Com o passar dos anos, vários técnicos e colaboradores que pela empresa foram passando deram também um valioso contributo. Sustentando-se numa política de modernização e melhoria constante, a durabilidade e fiabilidade dos produtos Verdugo acabaria por chegar além-fronteiras: Angola, Moçambique, Cabo Verde, e países europeus como Espanha e Alemanha reconhecem as Ferramentas Verdugo como uma garantia de alta qualidade. Vários outros países são também destino das Ferramentas Verdugo. Atualmente, a exportação (direta ou indireta), representa mais de 40% do seu volume de negócios.

Ernesto Matias já não está entre nós, mas deixou o seu legado bem vivo e presente nas gerações que lhe sucederam no comando da empresa (seu filho e netos), bem como em muitos dos que com ele conviveram.
"O êxito da minha vida devo-o à maneira optimista como sempre encarei os meus negócios, e ao cuidado que tive em servir bem e tratar melhor os clientes no país e no estrangeiro"
Ernesto Matias
2015© VERDUGO Ernesto L. Matias, Lda
Design e Tecnologia: